Rodrigo Martins e Elvira Fortunato em entrevista no Biosfera - RTP2

2020-10-14
Rodrigo Martins e Elvira Fortunato em entrevista no Biosfera - RTP2

No passado dia 10 de Outubro a magazine semanal, ‘Biosfera' apresentado por Maria Grego que dá relevo às questões ambientais, do canal RTP, teve oportunidade de falar com a Professora Elvira Fortunato e Professor Rodrigo Martins.

“Nós fizemos o transístor de papel em 2008, estamos alinhados nessa vertente da sustentabilidade, não só ao nível dos materiais que utilizamos, materiais sustentáveis sempre que possível de origem renovável como é o caso do papel, e por outro lado as tecnologias que nós utilizamos para produzir essa eletrónica com base no papel também são sustentáveis e, acima de tudo, não poluentes”

O Biosfera deu a conhecer algumas soluções sustentáveis que promovem uma energia inteligente.

Há que poupar energia e gerar o mínimo de impacto ambiental. Hoje em dia tornam-se necessários novos conceitos de baterias para mitigar a poluição da exploração de minério associada.

Falou-se em baterias feitas a partir de sal ou de papel.

“Dar resposta às constantes preocupações ambientais e logísticas face à atual produção de baterias é hoje um desafio. Não vale a pena acenar com a bandeira da economia verde, é urgente armazenar energia através de sistemas que garantam um compromisso entre eficiência e sustentabilidade.”

Reportagem aqui: https://www.rtp.pt/play/p6689/biosfera