Elvira Fortunato e a missão de inventar um mundo mais sustentável

2020-10-20
Elvira Fortunato e a missão de inventar um mundo mais sustentável

Pensar e inovar é a tarefa diária de Elvira Fortunato. Mas a reputada cientista portuguesa, que lidera a equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa ), a par de Rodrigo Martins, tem uma preocupação acrescida: pensar o mundo que vem aí de uma forma mais sustentável e ecologicamente responsável.

Elvira Fortunato, professora catedrática e vice-reitora da UNL, distinguiu-se pela descoberta do transístor em papel e foi premiada no mês passado pela Comissão Europeia com o Prémio Impacto Horizonte 2020, devido à criação do primeiro ecrã transparente com materiais ecossustentáveis.  O projeto “Invisible” é uma revolução na área dos materiais semicondutores presentes na nossa vida diária, e o que o notabiliza é precisamente o uso de uma tecnologia amiga do ambiente, que além do mais poupa energia.

A investigadora estará no VISÃO FEST Verde às 17h30 de domingo, 24 de outubro, para explicar os desafios da investigação nesta missão de inventar um mundo mais sustentável.

Mais informações em: https://visao.sapo.pt/visao-fest/2020-10-16-elvira-fortunato-e-a-missao-de-inventar-um-mundo-mais-sustentavel/