Pedro Barquinha @ 90 Segundos de Ciência

2021-06-15
pb

Pedro Barquinha, professor associado no Departamento de Ciência de Materiais da Nova School of Science and Technology (FCT NOVA) e investigador no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), coordena o projeto TREND, uma iniciativa que tem como objetivo estudar o desenvolvimento de eletrónica transparente e flexível  para aplicação em superfícies inteligentes.

Com início em 2017, o projeto TREND surgiu a partir da conjugação de duas áreas, a electrónica transparente e flexível baseada em óxidos semicondutores, e a nanofabricação. A nanofabricação consiste em usar técnicas de produção para fabricar dispositivos com dimensões manométricas, mais finos que um fio de cabelo.

Neste projeto, Pedro Barquinha está a estudar como os óxidos semicondutores se comportam numa estrutura de nanofios unidimensional. A partir desses fios, o investigador está a avaliar as funcionalidades destes óxidos com diferentes tipos de materiais, de forma a criar dispositivos que possam ser aplicados em superfícies inteligentes.

“Atualmente já percebemos que tipo de propriedades é que os nossos materiais vão ter conforme nós os processamos, e já temos alguns componentes fabricados em termos de colheita de energia, ou energy harvesting, que nos permite alimentar pequenos objetos”, revela.

 

Para saber mais e ouvir a entrevista >>AQUI<<